< anteriorpróxima >

o que é .. parceiros .. relatórios .. galeria .. estação ciência
informações .. na rede .. 3.a idade


barcos e outros inventos
andre aparecido de lima

André , um dos garotos que frequentam o projeto, é figurinha carimbada por aqui. Sempre armado de sorriso e histórias, traz com frequência seus irmãos menores ao Clicar. Ele adora ficar no computador e mostrar a casa e a família que ele construiu em seu jogo predileto "The Sims". André também gosta de fazer trabalhos com: cartão, papel, cola e tudo que estiver a mão. Acompanhe um pouco das criações de André – atual construtor de maravilhosos barcos – na entrevista realizada em Maio de 2005.

De onde surgiu a idéia de construir barcos?
Da minha cabeça; estava na mesa de atividades e tive a idéia de fazer barcos com palito (vareta chinesa) mas eles eram muito finos não consegui construir, não tinha sustentação. Como não consegui tive a idéia de acrescentar papel e cartão e ai o barco começou a ficar em pé.

Quantos barcos você fez ao todo?
Ao todo foram três. O primeiro barco foi menor, com menos detalhes. Aí, fui pegando o jeito e aprendendo a fazer; quando terminei, um dos garotos do Projeto se interessou em comprá-lo e acabei vendendo. Cobrei 3 reais, (silêncio) mas ele não me pagou até hoje...O segundo barco foi um pouco mais difícil porque ele foi mais completo, com mais detalhes. Tinha escada e uma cabine ele foi feito em papel cartão colorido.

E como foi terceiro barco?
O terceiro foi muito mais complicado, tinha muitos detalhes.Escada para subir e descer da cabine. Na parte superior: chaminés, ancora boa, pintura na lateral com o nome dos educadores e até um fone de ouvido que serve como aparelho de som. Tentei colocar um motorzinho para que ele impulsionasse o barco, mas era muito fraco …Além dos barcos, também construí um elevador com motorzinho também e um rolamento que tive que fazer, mas aí...resolvi parar com a construção.

Onde você gostaria que os barcos te levassem ?
A fama… (sem pestanejar) Eu gostaria de fazer barcos para vender assim poderia juntar dinheiro para comprar um computador; gosto muito de inventar coisas. Inventei um copo ao olhar parece que tem água, mas quando você vira de cabeça para baixo descobre que não tem nada dentro. Eu brincava de fingir que jogava nos outros, só pra assustar !Não trouxe ele ao projeto porque ele acabou furando.

André Aparecido de Oliveira, 15 anos (além de tudo é construtor de barcos, atualmente encontra-se em situação de rua)

Entrevistado por : Felipe Andrés Calderon Roa -Educador



14.10.2005